Celebrar

[o significado do Natal]



Dia de Natal

O Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão, comemorado anualmente a 25 de dezembro. 


Originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno, foi adaptado pela Igreja Católica, no terceiro século d.C.,  passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.


Árvore de Natal

As civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático, no terceiro milênio antes de Cristo, consideravam as árvores como um símbolo divino. A sua projeção vertical desde as raízes fincadas no solo, assinalava simbolicamente a aliança entre os céus e a mãe terra. 

Cristmas Tale de Sergey Durasov

Reza o mito que a deusa Síria Semiramis fez uma promessa aos assírios, de que quem montasse uma árvore com enfeites e presentes em casa no dia do nascimento dela, essa casa seria abençoada por ela para sempre.

Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam-nos para os seus lares e enfeitavam-nos de forma muito semelhante ao que se faz nas atuais árvores de Natal.


Atualmente, a tradição de enfeitar uma árvore pelo Natal é comum a católicos, protestantes e ortodoxos.



O Pai Natal

O Pai Natal é uma figura lendária que, para muitas culturas ocidentais, traz presentes às crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro).

Pai Natal de Lu Adormecida
A lenda  ter-se-á baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau. O Pai Natal foi uma pessoa de carne e osso, mais precisamente São Nicolau Taumaturgo – um arcebispo turco. São Nicolau costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira, colocando moedas de ouro nas chaminés das suas casas durante a época de Natal. A sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, e de lá se espalhou para mundo inteiro.



Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente o Pai Natal é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. 


Essa imagem tornou-se popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas.


Comentários

Mensagens populares