Nas páginas da história: lembrar o passado, pensar o presente

[a propósito do aniversário do nascimento de Mário Soares]


Mário Soares retratado por Júlio Pomar




Nome: Mário Alberto Nobre Lopes Soares
Pais: João Lopes Soares e Elisa Nobre Baptista
Naturalidade: Santo António, Lisboa (Portugal)
Data de Nascimento: 7 de dezembro de 1924
Estado Cívil: Casado com Maria Barroso





Mário Alberto Nobre Lopes Soares nasceu a 7 de dezembro de 1924, em Santo António, Lisboa, filho de João Lopes Soares, um antigo padre e pedagogo, ministro da Primeira República e combatente do Salazarismo, e de Elisa Nobre Baptista.

Mário Soares foi preso 13 vezes pela PIDE, uma consequência das ações políticas que encetou desde os seus tempos de estudante na Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa. Em 1968 foi deportado para São Tomé.

Em 1951, concluiu a licenciatura em Ciências Histórico-Filosóficas e iniciou o curso de Direito, acabando-o em 1957. Defendeu, como advogado, opositores ao regime de Salazar. Em 1971 refugiou-se em Paris por causa das constantes perseguições que a polícia política lhe fazia.

Em 1973, juntamente com outras pessoas, fundou o Partido Socialista, do qual foi secretário-geral. Em 1974 regressou a Portugal, assim que o regime fascista foi derrubado a 25 de abril. 

1 de maio de 1974

Depois do seu regresso, desempenhou o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros, tendo desenvolvido várias negociações que levaram as colónias a tornarem-se independentes. Demitiu-se deste cargo em março de 1975, ocupando então um cargo de ministro sem pasta. Dois meses depois também se demitiu deste cargo. De 1976 a 1978 e de 1983 a 1985 foi primeiro-ministro. 

Mário Soares assina o acordo de adesão de Portugal à CEE

De 1977 a 1985 negociou a entrada de Portugal na então Comunidade Económica Europeia. O pedido foi aprovado, pelo que Mário Soares é o principal responsável pela presença de Portugal na atual União Europeia. 


De 1986 a 1996 foi Presidente da República durante dois mandatos seguidos. Iniciou as Presidências Abertas, durante as quais andou por muitas regiões do país, a ouvir diretamente queixas, vontades e desejos dos populares. Depois de ser Presidente da República, foi eurodeputado no Parlamento Europeu.



Atualmente, dedica-se à escrita, à coordenação da Fundação Mário Soares e intervém em diversos congressos e debates, sendo a sua opinião  frequentemente requisitada em assuntos importantes relacionados com o país.
Regina Costa, 12º LH

Página da Internet (consultada a 06.12.2013):   

http://www.leme.pt/biografias/portugal/politicos/mariosoares.html

Comentários

Mensagens populares