saber, para bem viver

dia 1 de dezembro [dia mundial do combate à SIDA]




O que é a SIDA?

A SIDA é uma doença provocada por um retrovírus de ARN que, para se manter ativo, precisa de se alojar nas células. O vírus da imunodeficiência humana (VIH) aloja-se nos linfócitos T CD4, células do sistema imunitário (sistema de defesa do organismo). Estas células sanguíneas são responsáveis pela defesa contra infeções e algumas células cancerígenas.


Ao instalarem-se nos linfócitos, os vírus reproduzem-se de forma assustadora originando novos vírus que invadem novas células (cada vírus pode produzir, por dia, milhões de novos vírus).



Numa fase inicial de contágio, o organismo reage tentando eliminar os vírus. Esta fase de luta interna contra os vírus passa normalmente despercebida às pessoas que foram infetadas e tem um tempo de duração muito variável (meses ou anos). Nesta fase, só é possível identificar os vírus em circulação, através de análise sanguínea específica. Quando o resultado da análise é positivo, o indivíduo portador do vírus é considerado seropositivo para esse vírus.

Caso os vírus “vençam a batalha” o organismo fica muito debilitado por não poder “contar” com este tipo de linfócitos para se defender. Nestas condições, caso entrem no organismo agentes causadores de infeções (bactérias, outros vírus, fungos, etc), o organismo não tem como reagir contra eles e podem então instalar-se infeções graves (como, por exemplo, tuberculose) que podem conduzir à morte. Também as células cancerígenas, que a cada momento se podem formar no nosso organismo, como não são atempadamente destruídas pelo sistema imunitário, acabam por poder evoluir para alguns tipos de cancro que podem ser fatais.


Estas doenças, cuja instalação foi possível graças à debilidade do sistema imunitário provocada pelos vírus, são consideradas doenças oportunistas sendo os seus portadores considerados doentes com SIDA.

Uma pessoa infetada apresenta vírus em todos os fluidos orgânicos: leite materno, sangue, linfa, exsudados e corrimentos vaginais (no caso da mulher), esperma (no caso do homem), saliva, fezes, vomitados, etc..

Como se transmite?

De acordo com o conhecimento atual, apesar de os vírus se encontrarem em todos os fluidos orgânicos de um indivíduo infetado, apenas o sangue, corrimentos e exsudados vaginais, esperma e leite materno são responsáveis pela transmissão da infeção.

O vírus, para se manter ativo, tem que ter acesso e entrar na corrente sanguínea, precisando das células para se poder reproduzir, razão pela qual as invade. Quando no exterior das células e do corpo, o vírus morre rapidamente, em poucas horas.



Quais as formas de contágio?

O contacto com sangue infetado e com objetos que tenham estado em contacto com esse sangue, agulhas, tesouras, giletes, máquinas de barbear e outros utensílios cortantes, quando infetados e posteriormente usados por outros indivíduos, podem contribuir para a propagação do vírus.

Quando se tem relações sexuais com pessoas infetadas e não se usa preservativo de forma correta, existe risco de transmissão. Durante a gravidez através da placenta, durante o parto e, posteriormente, durante a amamentação, existe risco de transmissão de uma mãe infetada para o seu bebé.




Como evitar a propagação do vírus?

O sangue, usado em transfusões sanguíneas ou na produção de derivados usados no tratamento de várias doenças, tem de ser sujeito ao rastreio do vírus, antes da sua utilização. São procedimentos seguros nos países desenvolvidos.

Sempre que for necessário tratar de cortes que envolvam sangue, devem ser usadas luvas descartáveis. Nunca contactar diretamente com sangue de outra pessoa. Estas medidas são medidas universais e devem ser realizadas independentemente de se conhecer ou não o estado de saúde do acidentado. Assim, se forem sempre cumpridas, não haverá risco.

Em caso de derrame de sangue ou vomitado, deve ser vertida lixívia sobre esses materiais. Posteriormente, deve colocar-se papel absorvente e, quando tiver sido efetuada a absorção dos líquidos, todo o material deve ser colocado em dois sacos de plástico que são posteriormente fechados e colocados no contentor geral. O espaço onde ocorreu o derrame deve ser lavado com uma solução diluída de lixivia. Estes procedimentos continuam a ser considerados os mais eficazes na destruição dos vírus.

Objetos cortantes que possam ter estado em contacto com sangue contaminado, não devem ser partilhados, nem mesmo entre os membros da mesma família.Em serviços de manicure, pedicure e barbearia, os utensílios cortantes suscetíveis de ferir a pele, devem ser descartáveis. O ideal será cada pessoa, ao recorrer a esse tipo de serviços, ser portadora dos seus utensílios pessoais.

As agulhas, e todos os utensílios cortantes que tenham estado em contacto com sangue, quando deixam de ter condições para poderem ser usados, devem ser colocados num recipiente de plástico duro (tipo garrafa de água ou refrigerante) que deve ser posteriormente fechado. Através deste procedimento, pretende-se evitar que estes utensílios possam vir a ferir e eventualmente contaminar outras pessoas.

Dada a facilidade de transmissão do vírus através dos fluidos genitais, sempre que existirem relações sexuais (anais, vaginais ou orais), deve ser usado preservativo, particularmente no caso de o parceiro ou parceira serem portadores do vírus.


Quanto maior for o número de parceiros sexuais, maiores serão as hipóteses de transmissão do vírus. Por essa razão, será de toda a conveniência repensar esse tipo de comportamentos. 



A existência de pequenas lacerações, úlceras ou feridas na mucosa vaginal, peniana ou rectal, agravam bastante a possibilidade de infeção pela via sexual. O risco será também maior durante o período menstrual, pelo contacto direto com sangue infetado.


Antes de se engravidar, deve ser feito o teste do VIH. Se por qualquer razão tal teste não foi feito nessa altura, deverá efetuar-se durante a gravidez. No caso de o teste ser positivo, existe medicação que a grávida pode tomar que reduz em mais de 90% a hipótese de contágio do bebé. O parto será geralmente por cesariana, embora possam existir excepções, e a mãe não deverá amamentar. Nascem crianças infectadas por VIH em todos os países, filhos de mães que, geralmente não sabendo que eram portadores do vírus, infetaram os seus filhos durante a gravidez.



A grande traição desta doença estabelece-se assim em três planos:

    Pode contrair-se sem que se tenha conhecimento
    Pode existir sem que se sinta
    Pode transmitir-se

Existem países onde começa a ser alarmante a incidência de SIDA nas camadas mais jovens (12, 13 anos), relacionada com o início precoce de atividade sexual, envolvimento com múltiplos parceiros e associada ao consumo de drogas e álcool.

O que fazer quando se suspeita de eventual contágio?

Em caso de contacto de risco com sangue (sangue com sangue, sangue com mucosas), de violação, de contacto sexual sem proteção com pessoas cujo estado de saúde se desconhece, deve recorrer-se a um Centro Hospitalar e relatar o sucedido. Existe medicação que pode ser tomada até 72 horas após o contacto com fluidos infetados que permitem a destruição dos vírus em mais de 90% dos casos. Caso o tempo de possível contágio seja superior a 72 horas, deve esperar-se um mês e, nessa altura, fazer-se o teste de rastreio. Caso o teste seja negativo, deve repetir-se três meses após o eventual contágio. No caso de o teste continuar a ser negativo, a análise deve voltar a ser feita seis meses após a situação de risco. Se se mantiver negativa, é porque não houve contágio. Caso seja positiva, inicia-se o seguimento em consulta da especialidade.

Qual a situação atual da SIDA em Portugal?


Ao longo dos anos, a descoberta de novos tratamentos possibilita que, na atualidade, a infeção por VIH (SIDA) seja uma doença crónica que permite aos portadores do vírus terem uma longevidade igual à que teriam, caso não fossem infetados. Contudo, tal só poderá acontecer se houver assiduidade às consultas e cumprimento escrupuloso da terapêutica, por forma a não surgirem resistências à medicação.  Estes medicamentos diminuem a capacidade de multiplicação dos vírus (medicamentos anti-retrovirais) e, dessa forma, diminuem a carga vírica dos portadores. Assim, é possível evitar o aparecimento de doenças oportunistas. Por essa razão, a palavra SIDA associada à ideia de doenças oportunistas, deixa de fazer sentido uma vez que os portadores do vírus, desde que identificados e devidamente tratados, não indiciam qualquer aparência que faça suspeitar que são seropositivos.



Para refletir…

Atualmente, a terapêutica anti-retrovírica é gratuita para o doente e de distribuição exclusivamente hospitalar. Um doente sob terapêutica, pode tomar um esquema farmacológico com um valor a partir de cerca de 400 a 500 euros mensais. Contudo, tendo em conta as características do doente e o seu historial clínico e terapêutico, nomeadamente o aparecimento de resistências à terapêutica, este valor poderá ser substancialmente superior.  Por outro lado, existem outros fármacos que são necessários no caso de diagnóstico de doenças oportunistas ou concomitantes. Em situação de internamento, são fornecidos gratuitamente ao doente. Em ambulatório, estes são comparticipados parcialmente pelo Estado.


Face a esta realidade podem colocar-se algumas questões…

Atendendo à situação económica que o país atravessa, será que vai continuar a ser possível comparticipação a 100% destes medicamentos?
Caso essa situação se altere, quantas pessoas deixarão de ter condições para custear o seu tratamento?
Num país em que tanto se reclama da elevadíssima sobrecarga de impostos que cada cidadão tem de pagar, será que não se deveria fazer um investimento maior na prevenção da doença, que pode ser de facto prevenida, para diminuir o peso económico da mesma?

Sabendo nós que…

- a principal via de transmissão continua a ser o contacto sexual,
- a desinibição sexual e as relações sexuais desprotegidas estão frequentemente associadas ao consumo excessivo de álcool e drogas,
- não é possível identificar um portador de infecção por VIH pela sua aparência,
- mas a troca frequente de parceiros é recorrente na sociedade atual,

O que nos reserva o futuro em relação a esta doença?

Será que estamos a agir como uma espécie que se diz ser racional?


A Equipa do Projeto de Educação para a Saúde



Comentários

Mensagens populares