a ciência também é cultura…
energias alternativas: fotossíntese artificial
No mundo atual as necessidades energéticas são crescentes, verificando-se um aumento da procura de combustíveis fósseis e daí resulta a inflação dos preços de energia. O uso destas fontes, economicamente viáveis, tem sob o meio ambiente resultados nefastos, sobretudo no índice de poluição atmosférica. Na procura de energias alternativas, a comunidade científica tem direccionado investigações que consigam dar resposta às necessidades de consumo.
Na tentativa de encontrar a solução para este problema, vários cientistas têm procurado novos processos biológicos para a obtenção de energias renováveis, menos poluentes. Recentemente foram realizados ensaios laboratoriais que abrem um bom presságio. Foi possível desenvolver um método que reproduz de forma artificial a fotossíntese, visando a obter uma energia renovável mais eficiente.
A fotossíntese é um processo de obtenção de energia realizado pelos seres clorofilados. Este processo ocorre nestes seres a nível celular e consiste na conversão da luz solar em energia química utilizável, havendo durante o processo o consumo de moléculas de água e a libertação de átomos de hidrogénio. O processo de fotossíntese alternativa baseia-se numa produção mais rápida de hidrogénio comparativamente ao fenómeno que ocorre na natureza. Esta nova técnica é fundamentada num sistema de produção de hidrogénio, através da criação de gerações de conversores solares, que ao captarem a luz irão desencadear um conjunto de reacções que levará à obtenção artificial de electrões de hidrogénio.
Como explica o Professor Julea Butt, chefe de pesquisa da Escola de Química e Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de East Anglia, o objectivo é “construir um sistema de fotossíntese artificial, através de pequenos painéis solares em micróbios. Estes aproveitarão a luz solar e impulsionarão a produção de hidrogénio”.
Um futuro sustentável só será possível com equilíbrio. Os recursos escasseiam e a cada dia que passa as consequências estão perto da irreversibilidade.
A natureza humana tem mostrado capacidades que suplanta desafios inimagináveis. Esta nova energia alternativa poderá ser a chave para o problema que todos queremos ver resolvido. Podemos estar mais perto de um futuro verde.
Ilustração 1 - Imagem que ilustra o funcionamento da
fotossíntese artificial reproduzida em laboratório
Bárbara
Lopes
Lista
de referências bibliográficas:
Bio Vida.
(2012, março 28). Nanotecnologia,
fotossíntese e energias renováveis... Que combinação. Disponível em: http://bio-stuff-can.blogspot.pt/2012/05/nanotecnologia-fotossintese-e-energias.html
FutureLab.
(2013). Cientistas
tentam recriar a fotossíntese artificialmente para obeterem energia renovável
eficiente. Disponível em:
http://www.futurelab.com.br/site/futurelab_blog/cientistas-tentam-recriar-a-fotossintese-artificialmente-para-obeterem-energia-renovavel-eficiente/
Inovação
tecnológica. (2012). Hidrogénio solar é
produzido com nano cristais inorgânicos. Disponível em:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=hidrogenio-solar-produzido-nanocristais-inorganicos&id=010115121119#.VHEBWYusU5U
|