a insustentável leveza dos ideais
... a propósito do dia Mundial da Filosofia [terceira quinta-feira do mês de novembro]
L’UNESCO est née d’une interrogation
sur les conditions de possibilite de faire régner dans le monde, d’une manière
durable, la paix et la sécurité : elle est donc une réponse institutionnelle à
une question philosophique, celle que posaient déjà l’Abbé de Saint-Pierre et
Emmanuel Kant. Et aussi bien, peut-on dire, elle est ellemême une institution
philosophique, puisqu’elle se propose de contribuer au maintien de la paix et
de la sécurité en resserrant, par l’éducation, la science et la culture, la collaboration
entre nations, afin d’assurer le respect universel de la justice, de la loi,
des droits de l’homme et des libertés fondamentales, (…) soit une finalité qui
engage la reconnaissance et la mise en oeuvre d’une certaine philosophie du
droit, des droits de l’homme et de l’histoire universelle, par des moyens qui
sont eux-mêmes philosophiques.
Sané, P. (2003). Preface. Em Vermeren, P. La philosophie saisie par UNESCO. Paris:
UNESCO. Obtido em http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001327/132733f.pdf
Em 2005 a UNESCO determinou que na terceira quinta-feira de cada mês
de novembro seria assinalado o Dia Mundial da Filosofia.
Subordinado a um mote que é definido anualmente pela UNESCO, este dia
traduz o reconhecimento da importância da Filosofia, e do seu ensino, para o
desenvolvimento de pessoas mais críticas, mais reflexivas, mais capazes de
pensar a solução para os problemas éticos e políticos que preocupam as nações e
os indivíduos em todo o mundo.
Após a II.ª Guerra Mundial, foi convicção da UNESCO de que a Filosofia
tinha um papel moral e político fundamental. Por isso, foi considerado
prioritário o apoio ao desenvolvimento do pensamento filosófico, quer criando
condições para o contacto e a partilha entre filósofos quer através da
publicação de livros e outros documentos que permitissem a disseminação da
filosofia. Mas, foi também solicitado à Filosofia que desempenhasse um papel na
consciencialização da opinião pública da importância dos direitos humanos, em
particular através da consolidação do ensino da Filosofia desde os níveis mais
básicos de educação (para saber mais sobre este tópico veja aqui
e aqui).
A importância
do ensino da Filosofia tem sido destacada pelo papel ativo que a UNESCO tem
desempenhado, promovendo cimeiras para aferir o “estado da arte” nas várias
regiões do globo e tornando públicas recomendações que visam a universalização
do ensino precoce desta disciplina (para desenvolver mais este tópico, veja aqui).
Em 2007, a
UNESCO publica Philosophy, a school offreedom, documento
onde são dadas poderosas orientações sobre o ensino da filosofia, desde o 1.º
ciclo até ao ensino superior, e sobre como promover a discussão pública e
filosófica de problemas relevantes para a humanidade.
Em 2011, e na
sequência de uma cimeira regional sobre o ensino da Filosofia, é publicado em livre acesso (isto é,
sem restrições de direitos de autor), Teaching philosophy inEurope and North America. Neste documento são avançadas
recomendações para os responsáveis institucionais promoverem a Filosofia e o
seu ensino, mas também são avançadas recomendações aos professores de
Filosofia. De entre essas recomendações, destacam-se:
- o uso de textos clássicos da Filosofia para criar uma consciência pública dos desafios éticos que se colocam à humanidade;
- a exploração crítica de correntes filosóficas ocidentais e de outras heranças culturais;
- uma aproximação interdisciplinar ao ensino da Filosofia, de forma a permitir a introdução de uma análise filosófica de assuntos que fazem parte dos curricula do ensino básico e secundário e uma visão interdisciplinar do conhecimento no ensino superior que alargue o alcance da Filosofia a um público mais alargado.
Para aceder a
outros recursos veja também aqui.
Isabel Bernardo
Comentários
Enviar um comentário