A ler…


 A criança n.º 44, de Tom Rob Smith




Tom Rob Smith nasceu em 1979, em Londres, Reino Unido, cidade onde vive. Licenciado por Cambridge, em 2001, passou um ano em Itália com uma bolsa de estudos em escrita criativa e trabalhou como argumentista durante os últimos cinco anos.O seu 1.º romance, A Criança N.º 44, esteve, entre outros prémios, na lista para o Man Booker Prize em 2008 e venceu o Ian Fleming Steel Dagger Award, da Crime Writer’s Association, pelo melhor romance de aventura / thriller de 2008.





A ação deste livro passa-se na União Soviética em 1953. Governada com mão-de-ferro por Estaline, a força policial exercia uma força brutal sobre a população Russa e dos países que constituíam a União Soviética.
Debaixo deste jugo, a população é levada a acreditar que o crime não existe. No entanto, quando o cadáver de uma criança é encontrado na linha de comboio, o agente Leo Demidov – um herói de guerra dedicado ao Departamento – é surpreendido ao ouvir que a família da criança está convencida de ter-se tratado de um assassínio. Os superiores de Leo ordenam-lhe que ignore tal suspeita e ele obedece sem se questionar. Mas algo lhe diz que há muito mais por detrás desta história.De um momento para o outro, a sua confiança de que tudo o que faz por ordem do Partido serve um bem maior é abalada e, arriscando tudo, Leo sente-se no dever de perseguir o terrível assassino – mesmo sabendo que ao fazê-lo se tornará, ele próprio, um inimigo do Estado.Para saberes mais sobre a história da União Soviética podes aceder, na RTP Ensina, e ver este vídeo.Podes ler este livro, requisitando-o na Biblioteca Municipal de Cantanhede ou efetuando o seu pedido na Biblioteca da Escola EB2/3 Carlos de Oliveira para ativar o empréstimo interbibliotecário.

Boas leituras.

Adélia Maranhão

Mensagens populares