... nas páginas da História




“The Wall will still be here in 50, or 100 years”
                                                         Erich Honecker, lider da Alemanha de Leste, 19 de janeiro de 1989 (a menos de 10 meses da queda do Muro de Berlim)

Num tempo em que se lembra o centenário de uma guerra chamada 1.ª Mundial, importa folhear as páginas da História e lembrar que hoje é dia de uma espécie de “bodas de prata”. Foi há 25 anos, sim! Foi na noite de 9 de novembro de 1989 que começou o fim de mais um dos disparates que o ser humano de vez em quando se lembra de inventar. Foi na noite de 9 de novembro que se abriram Portas de Liberdade, depois de bastantes iniciativas de protesto e luta, ao longo de anos e em cidades diversas. 

Foram muitos os que perderam a vida, ao dar asas ao sonho da Liberdade. O vídeo seguinte é uma ideia “sui generis”: é o som da Morte. É uma homenagem àqueles a quem a Vida foi roubada, porque quiseram ser livres. O som também dói na alma…



The Wall will still be here in 50, or 100 years”, he said.


Ainda bem que a Vida, por vezes, sofre de surdez de conveniência e troca as voltas a alguns déspotas. Ainda bem que há pessoas com coragem para enfrentar a prepotência daqueles que, reagindo demasiado tarde “serão suplantados pela História”. Ainda bem que sopraram ventos de mudança

«Na noite de 9 de novembro, numa conferência de imprensa em Berlim Leste, o membro do politburo Günther Schabowski interpreta mal uma decisão de permitir as viagens para o ocidente. A intenção é permitir com vistos e passaportes, mas ele fala de forma confusa e a mensagem que é transmitida para o mundo, difundida para Berlim Leste pela televisão e pela rádio de Berlim Ocidental, é de que as fronteiras deverão ser abertas imediatamente. Centenas e, depois, milhares de berlinenses de leste afluíram ao posto de controlo de Bornholmer Strass. Os guardas fronteiriços, que não receberam ordens em contrário, deixaram-nos passar. Estava quebrada a barreira.»



E o Muro, o tal que duraria 50, 100 anos, acabou assim:

[pedaço do Muro de Berlim. Imagem gentilmente permitida pelo professor da ES Lima-de-Faria, Miguel Dias]

Ainda bem que a História tem destas coisas!!!

LCM

Comentários

Mensagens populares