a insustentável leveza dos ideias.

dia dos direitos humanos [10 de dezembro]


Desde há muitos anos que na Escola Secundária de Cantanhede, agora Escola Secundária Lima-de­­-Faria, se assinala o aniversário da promulgação da Declaração Universal dos Direitos (DUDH), aproveitando o ensejo para educar os nossos alunos de modo a que estes, conhecendo os direitos humanos consignados naquele documento, possam tomar consciência da importância de os colocarem em prática, sendo, eles próprios, promotores e construtores de um mundo mais justo e mais fraterno.

Este ano letivo, num esforço ainda maior de coerência entre o ensino teórico dos direitos humanos e a sua vivência prática no modo de estar no mundo, foi lançado um desafio a todas as turmas da escola que intitulámos: “Vamos passar das palavras à ação!”

Partindo do 1º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no qual podemos ler: - “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão  e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”, convidámos os alunos a fazerem uma verdadeira experiência de fraternidade, pondo em prática o que nos é proposto naquele 1º artigo da DUDH.

Fig. 1 - Mealheiros elaborados pelos alunos

Foi-lhes dado a conhecer que numa ilha remota da Guiné Bissau, chamada Sogá, onde esteve no passado mês de agosto uma professora desta escola, há muitas crianças que não vão à escola porque as suas mães não têm 500 francos guineenses (o que corresponde a menos de 1 euro) para pagar ao professor que as ensina. Vai-se assim eternizando uma situação em que a falta de acesso à educação inviabiliza a promoção humana daqueles meninos e meninas. Será que está ao nosso alcance fazer algo para mudar esta situação? 

Fig. 2 - Cada turma recebe um mealheiro
e, durante um mês, cada uma contribuiu para os meninos da Ilha de Sogá

O nosso espírito de fraternidade foi então desafiado e surgiu a ideia entregar a cada turma um pequeno mealheiro para que, ao longo de um mês, se pudesse ir amealhando os contributos de todos os alunos para ajudarmos as crianças de Sogá a irem à escola Assim, este ano, o dia dos Direitos dos Humanos, vai ser vivido de um modo muito especial porque as turmas, ao entregarem os seus mealheiros ao coordenador dos projetos de desenvolvimento da Ilha de SOGA (Servir Outra Gente com Amor), Michel Gorne, estarão a vencer a barreira da distância geográfica e a dar as suas mãos aqueles irmãos guineenses…

Não poderemos esquecer que: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão  e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”.

E, já agora, não deixem de ver este vídeo tão educativo e interpelador!


Manuela Miranda


Comentários

Mensagens populares