A ler…

A metamorfose de Franz Kafka


Franz Kafka nasceu em Praga, no ano de 1833, e foi um notável escritor de romances e contos, de entre os quais se destacam A metamorfose, O processo e O castelo. Apesar da nacionalidade checa, Kafka escreveu todas as suas obras em Alemão, a sua língua materna. Na Universidade, estudou Direito e, posteriormente, trabalhou numa companhia de seguros, sendo a escrita uma atividade que guardava apenas para os tempos livres. O escritor faleceu em junho de 1924, vitimado pela tuberculose.

Fig. 1 - O autor, Franz Kafka

 A metamorfose é um dos mais célebres contos do autor, publicado em 1915. Muitos críticos apontam para os traços autobiográficos da obra, tendo em conta a vida e personalidade de Kafka.

''Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de inseto''.
Fig. 2 - Doodle sobre A metamorfose

Gregor Samsa, um caixeiro-viajante forçado a sustentar financeiramente a sua família, acorda um dia transformado num inseto. A família reage mal ao sucedido e Grete, a sua irmã, é a única pessoa com coragem para cuidar dele, ainda que lhe seja repugnante lidar com o bicho que mal reconhece.

Gregor passa então a observar intensamente o que o rodeia: o pai voltara a trabalhar, a irmã arranjara um emprego e a família passara a alugar quartos para a sua autonomia económica, mas ninguém se preocupa realmente com os sentimentos angustiantes do jovem Samsa.

Fig. 3 - Capa de uma das edições de A metamorfose

Tendo de aceder constantemente aos pedidos do irmão, Grete sente-se incomodada e sugere ao pai que se livrem do inseto. Gregor acaba mesmo por morrer, quando o pai lhe atira uma maçã que apodrece nas suas costas. A empregada desfaz-se do vestígio do animal, varrendo-o, enquanto a família Samsa sai para dar um passeio e aproveitar a beleza da vida, esquecendo por completo a (in)existência do besouro outrora Homem.
 
Num consistente realismo e com a habitual dose de absurdismo, típicos do estilo kafkiano, a obra é o símbolo da reflexão acerca da angústia, da solidão, do desespero e da condição frágil do ser humano.

Aqui fica a sugestão de leitura, a descobrir na Biblioteca Escolar Clara Póvoa.

Para saber mais sobre a obra do autor, explore o The Kafka Project
.
A leitura transforma-nos e faz-nos crescer. Boas metamorfoses!
Ana Margarida Simões, 12.º LH


Lista de referências bibliográficas:

Kafka, F. (s/d). Metamorfose (trad. por Breno Silveira). Livros do Brasil.
Franz Kafka Online. (s/d). Franz Kafka Biography. Disponível em http://www.kafka-online.info/franz-kafka-biography.htm

Wikipedia. (31 de agosto de 2014). A metamorfose. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Metamorfose

Comentários

Mensagens populares